Programa solidário HOSPES da Hotelaria portuguesa cria plataforma digital

Hotelaria | Turismo

Valores como a responsabilidade social e sustentabilidade ambiental junta-se agora o emprego inclusivo e o voluntariado corporativo. Em tempos de pandemia, o Programa HOSPES, criado pela Associação de Hotelaria Portuguesa, cresceu e inovou além das expectativas, e, a par disto, também a eficiência se exige. No dia 16 de outubro, a associação apresentou a nova Plataforma Digital, a partir do Myriad by SANA, na cerimónia de entrega dos Selos We Share e We Care, referentes a 2019.

O presidente da AHP mostra-se realista sobre a realidade, ao afirmar que o turismo ultrapassa uma profunda crise e a "maior de sempre". "Demorará muito tempo até podermos falar em retomar o nível de pujança deste setor fundamental para a economia do nosso país", referiu Raul Martins na apresentação do projeto. Deste modo, a nova Plataforma Digital vai levar o programa HOSPES num novo rumo. O objetivo será ligar várias companhias do país, no mundo do online e do digital, ao qual cada vez mais empresas recorrem.

Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, contextualiza que o Programa HOSPES tem já cerca de sete anos e meio de existência e que, no fundo, a associação faz a "ponte" entre os hotéis aderentes e as IPSS a necessitar de bens e equipamentos. A economia de partilha (selo We Share) e a sustentabilidade ambiental (selo We Care) estão na base da sua intervenção. Agora, inovam com o Emprego Inclusivo, ou seja, contratação de pessoas portadores de deficiência e refugiados, e o Voluntariado Corporativo.

Desde 2015 a apadrinhar o programa da AHP, o Presidente da República marcou presença e enalteceu o programa "extraordinário" que "encontrou forças para prosseguir os seus compromissos" na maior crise de sempre atravessada do setor. Só este ano, a HOSPES acarreta 130 hotéis e 92 IPSS, uma subida abrupta causada pela pandemia. Assim, a Plataforma Digital criada vem dar resposta a uma necessidade de gestão eficiente e agilização do processo. 

Saiba mais em: www.hoteis-portugal.pt/a-associacao/programa-hospes

Fonte: AHP