DICAS PARA MONTAR UM RESTAURANTE

10-05-2019

O mercado Canal Horeca (hotelaria, restauração, cafetaria e catering), é provavelmente o maior empregador mundial e que mais fornecedores de equipamentos, produtos e serviços gravitam à sua volta. Prepare-se para algumas dores de cabeça na escolha do fornecedor ideal.

A Ideia

O primeiro ponto a ter em conta é se tem o perfil para ser um empresário do setor Horeca.

Pode ter paixão pela cozinha e gostaria de ter um restaurante. Mas essa paixão não é suficiente.

É preciso saber que, em boa parte dos casos, será preciso trabalhar à noite e nos fins de semana.

O empreendedor Horeca deve saber o que o espera antes de começar a planear o negócio.

O passo seguinte é criar a empresa.

Os restaurantes obedecem a uma série de regulamentos sanitários. As regras podem variar dependendo do município.

Antes de iniciar consulte ou contate: https://www.dgae.gov.pt

Local

A primeira coisa que deve decidir é a localização do restaurante, se existe imóveis disponíveis para receber um estabelecimento de restauração.

Público alvo

Estude o público que passa na região, perca um bom tempo junto ao local onde pretende instalar o negócio e analise o movimento e perfil das pessoas, assim poderá ajudar a decidir o tipo de restaurante (Tradicional, Típico, Grill, Snack-bar e Fast Food, Self-Service, Restaurante Gourmet, entre outros).

Obs. Analise também possíveis concorrentes na região.


O Projeto (Receção, cozinha e sala):

Contrate um especialista (arquiteto) mas, a interação com o chefe é fundamental, a cozinha é que requer maior atenção, a mobilidade na receção e na sala, são fundamentais para o bem-estar do cliente.

A equipa ideal:

O pessoal (sala, cozinha, bar, etc.) deve estar preparado para trabalhar em perfeita sintonia, só assim terá sucesso.

Planear a despensa:

Orçamento semanal.

Lista dos alimentos que tem em casa (validade, quantidade e previsão do consumo). Plano de refeições semanal (refeições principais e intermédias diárias), de acordo com o orçamento semanal. Lista de compras. Fazer as compras de acordo com a lista.


Plano de refeições semanal: 

Planear refeições fáceis para a semana e deixar refeições mais elaboradas ou novas receitas para o fim de semana. Ter sempre presente a sopa e verduras como acompanhamentos. Alternar os pratos de carne, peixe, ovos e vegetarianos (leguminosas). Variar os acompanhamentos (massa, arroz, batata, batata-doce, farinha de milho, pão).Prever a utilização das sobras para preparar outras refeições.

Plano de divulgação:

Se já encontrou uma boa localização para o seu restaurante, tem melhor staff possível e uma boa decoração em geral, então, está na hora de promover o seu restaurante.

As estratégias ao dispor, para tal, são variadas, escolha aquelas que lhe pareçam mais económicas e eficazes.

Plano de divulgação:

Peça a um bom fotografo que faça as melhores imagens do local (interior e exterior) bem como, os pratos confecionados no seu restaurante e divulgue as fotografias nas redes sociais como o Facebook e outros, com frases originais de chamada de atenção. Coloque também um site do restaurante no ar, com indicação dos diversos menus existentes e uma descrição detalhada e cativante. Comece por aguçar o apetite das pessoas pelas imagens.

Obs. de preferência contate uma empresa especializada para o efeito, vai poupar tempo e ser mais objetivo.

Canal Horeca