A limpeza e os cuidados nas cozinhas industriais

A limpeza nas cozinhas industriais é muito importante para o bom funcionamento e cumprimento das legislações Horeca. Hotéis, Restaurantes, Catering e Cafetarias, recebem grande movimento nas suas cozinhas, logo, à sujeira e gordura a acumular todos os dias. Com toda essa atividade é difícil manter todo o equipamento limpo. Se não for regular e devidamente limpo, pode gerar doenças ou incêndios.

A limpeza da sua cozinha é tão importante, cuidará da durabilidade e desempenho adequado dos equipamentos e também ajudará a garantir as regras impostas pela legislação do setor Horeca. Além de tudo isto, ajuda no processo do trabalho otimizado e organizado.

Àreas que se aconselha a limpar

Exaustores, chaminés e condutas

A remoção e a limpeza adequada da gordura reduz drasticamente a probabilidade de incêndios em exaustores, chaminé ou condutas, pois a gordura acumulada pode incendiar e causar danos irreparáveis. A limpeza aumenta a vida útil de todo o sistema.

Pavimentos

Não há nada que fique mais sujo na cozinha que o chão. As partículas dos alimentos e gorduras, são pisadas dia após dia e acabam por se espalhar por toda a cozinha e não só, tornando a superfície perigosa e suja, que precisa de uma limpeza profunda, acabando por melhorar a segurança, já que é menos provável que as pessoas escorreguem e se magoem, o que poderia sair bem caro ao proprietário.

Paredes

As paredes de uma cozinha, contêm sempre muita gordura que intensifica o mau cheiro.

Teto

Os tetos são normalmente onde as tubagens de uma cozinha industrial estão fixados, expostas ou escondidas atrás vigas. Todos os elementos expostos devem ser limpos, para eliminar poeiras e a gordura, que são terreno fértil para bactérias e mofo.

Áreas de armazenamento

Onde os suprimentos e alimentos são armazenados, também atraem e retêm gordura e sujeira, aconselha-se a uma limpeza geral.

Câmaras de frio, ar condicionado e eletrodomésticos

Aparelhos que exigem uma limpeza regular. As partículas dos alimentos perduram, causando um odor que pode afetar os alimentos armazenados. Os detritos acumulados podem reduzir o desempenho do equipamento. Significa que terá mais em custos de energia e manutenção.

Obs. Existem muitas e boas empresas de manutenção e especializadas em limpeza de cozinhas industriais.

Conclusão

Uma boa organização, higiene e segurança, é o garante de sucesso.

Se é responsável por uma, visite a nossa rúbrica de limpeza: https://www.horecamagazine.pt/higiene-limpeza/ 

Canal Horeca 2020